Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social

Cada unidade curricular isolada:200 €
Taxa de candidatura: 25 €

Apresentação

O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social oferece uma formação multidisciplinar de elevada aplicabilidade prática, que desenvolve competências específicas de gestão e direção de entidades integradas na Economia Social, dotando os participantes de uma sólida componente de gestão na sua formação. Possibilita, ainda, compreender os contextos e desafios atuais das referidas Organizações, fornecendo ferramentas para a tomada de decisão, tendo como meta o aumento da criação de valor e consequente aumento do impacto social.

Efetuar candidatura

Objetivos da Aprendizagem

• Perceber as especificidades económicas das Organizações de Economia Social, tanto no contexto socioeconómico como das implicações para a sustentabilidade destas Organizações;
  • Fazer uma gestão dos recursos humanos com uma perspetiva estratégica;
  • Dominar os conceitos de marketing, de gestão estratégica e tática e saber aplicá-los na gestão de Organizações de Economia Social;
  • Compreender o enquadramento jurídico e fiscal aplicado às Organizações de Economia Social;
  • Conhecer os direitos e deveres do regime laboral e da segurança social aplicados à atividade profissional;
  • Compreender a informação fornecida pela contabilidade financeira e pela contabilidade de gestão;
  • Intervir no processo de gestão aos vários níveis nas Organizações de Economia Social;
  • Conhecer as políticas nacionais para os sistemas de informação das Organizações de Economia Social;
  • Adequar as fontes de financiamentos aos projetos de investimentos;
  • Dominar os conceitos nucleares na área da qualidade e certificação nas Organizações de Economia Social;
  • Conhecer a importância dos conceitos de integração e interoperabilidade dos sistemas de informação nas Organizações de Economia Social.

Plano de Estudos

# Unidade Curricular Horas ECTS
1 Enquadramento da Economia Social 8 2
2 Liderança e Gestão de Pessoas 8 2
3 Gestão Logística em Unidades de Saúde 25 4
4 Marketing e Estratégia 16 4
5 Regime Jurídico e Fiscal 16 4
6 Regime Laboral e da Segurança Social 16 4
7 Informação Contabilística e de Gestão 12 3
8 Sistemas de Apoio à Decisão 24 6
9 Sistemas de Informação 12 3
10 Gestão de Fundos e Financiamento 16 4
11 Sistemas de Gestão da Qualidade e Certificação 12 3
12 Total 140 35

A quem se destina?

• Licenciados nas áreas das Ciências Económicas e Empresariais ou Ciências Sociais e Humanas.
  • Profissionais e quadros interessados em especializar-se ou desenvolver competências na área da gestão das Organizações de Economia Social.

Condições de Acesso e ingresso

Tratando-se de um Curso de Pós-Graduação, rege-se de acordo com o definido no artº 17.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto:
  1. a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos;
  3. c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico responsável pelo Curso;
  4. d) Em casos devidamente justificados, podem aceder ao Curso os candidatos que apresentem um currículo científico e profissional relevante para a frequência deste Curso e que, como tal, seja reconhecido pelo responsável pelo Curso.

Prazos de candidatura

As candidaturas decorrerão até ao dia 30 de Novembro de 2020.

Efetuar candidatura
Serviços Académicos, Instituto Politécnico de Bragança